quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

NÃO ME DEIXE SÓ!

É o que muitos cães gostariam de dizer a seus donos quando eles saem de casa. os tipos mimados e dependentes são os que ficam mais ansiosos e entediados quando estão sozinhos. A reação? Latidos, arranhões nas portas e muita desordem - para desespero dos donos e vizinhos. É possível reverter a situação, segundo o zootecnista Alexandre Rossi, autor do livro Adestramento Inteligente:
- Ao chegar e sair de casa, não faça festa para o seu cão. Guarde a bolsa ou a pasta, tire os sapatos, beba uma água e, só então, o acaricie.
- Para mostrar a ele quem manda (só pra lembrar: deveria ser você), ceda a pedidos apenas quando ele atender primeiro a comandos como "senta" ou "deita". Se ele não obedecer, ignore-o e vá fazer outra coisa.
- Acostume-o a não segui-lo o tempo todo. Quando ele correr na sua frente pela casa, desvie o caminho. Evite chamar o cão quando ele estiver fora do seu campo de visão e ignore alguns pedidos de carinho. É para o bem dele.
- Entretenha-o na sua ausência com atividades como um brinquedo que libera comida quando acionado. Outra sugestão é esconder petiscos pela casa. Assim, ele associará sua saída a momentos prazerosos.
- Se ele grudar na porta para impedir sua saída, treine o comando "fica". Coloque-o na caminha e dê um passo para trás, seguido de um rápido carinho. Se ele obedecer, elogie-o de forma contida. Caso contrário, coloque-o de volta e repita a palavra-chave. Treine esse distanciamento gradativamente, até que o animal entenda que você vai sair, mas voltará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário