1 - Não abandonarás - o tempo médio de vida de um cão é 12 anos. Certifique-se que toda família cuidará dele - mesmo nas férias.
2 - Protegerás como a teu semelhante - garanta abrigo, alimento, vacinas e bem-estar. E não se esqueça de levá-lo regularmente ao veterinário.
3 - Não cobiçarás o cão do próximo - faça o registro do seu bicho no Centro de Controle de Zoonoses e identifique-o, pondo uma coleirinha com nome ou microchip. Isso facilitará que ele seja encontrado em caso de perda ou roubo.
4 - Não maltratarás- informe-se sobre as características da raça antes de adotar um filhote.
5 - Lembrarás de todos os passeios - aasseios são essenciais aos cães, mas só leve-o para rua se conseguir segurá-lo.
6 - Não discriminarás - os abrigos estão lotados de animais abandonados - muitos são de raça. Dê uma segunda chance a eles.
7 - Amarás como a ti mesma - reserve tempo para cuidar da saúde psicológica do animal. Dê a ele carinho, atenção e um ambiente adequado.
8 - Não tomarás o nome dele em vão - Eduque bem seu animal para que não seja preciso xingá-lo ou puní-lo quando ele fizer algo errado.
9 - Perdoarás as ofensas - toda vez que você sair com seu bicho de estimação para passear na rua, recolha as fezes dele e jogue em local apropriado. Afinal, amanhã pode ser você a pisar em cocô de cachorro...
10 - Não matarás - castre o cão para evitar crias indesejadas. Ño caso das fêmeas, a cirurgia previne câncer de mama e de ovário. Para os machos, afasta tumores no testículo.
OBS: Os animais das fotos estão em lares provisórios para adoção. Interessados, podem entrar em contato através desse blog.